domingo, 13 de noviembre de 2016

O que é MODELO EDUCATIVO e o que é MODELO PEDAGÓGICO. Qual a diferença que há entre um e outro modelo?

Partilho um pouco da minha reflexão acerca desse assunto.
modelo educativo é uma visão sintética das teorias ou dos enfoques pedagógicos que orientam as escolas e os educadores a sistematizarem os processos de ensino e aprendizagem. Segundo diversos autores,  o modelo educativo implica visualizar uma postura ontológica( O que é o ser humano? Para que se educa?) antropológica, sociológica ( Que tipo de sociedade e de pessoa queremos?) epistemológica(o que é o conhecimento, para que serve?) psicológica(como se comporta o ser humano? Como podemos modificar? Como aprende?) e a pedagógica(Que condições se deve ter para a aprendizagem e o ensino? Como favorecer o processo pedagógico?) É importante nesse modelo levar em conta os seguintes aspectos: O marco filosófico, as finalidades de educação, conceito de sociedade, organização, educação; o marco legal, onde se leva em conta os artigos das constituições e a legislação no que se refere a educação; o marco organizativo... Sabemos que cada momento histórico, refletido pelos acontecimentos de suas específicas épocas, caracterizou-se por um particular modelo educacional e passou por um determinado tipo de paradigma.
modelo pedagógico é uma construção teórica que orienta, interpreta, analisa e transforma a atividade educativa. É o marco teórico onde se define o fazer pedagógico de uma instituição educativa, onde se descreve o que se deve aprender, como se concebe e se conduz a aprendizagem, como se avalia, que tipo de relação há entre o professor e o estudante. Penso que no modelo pedagógico se encontra a finalidade da educação: Para que educar? O que ensinar? O que os estudantes devem aprender? Que metodologia utilizamos?
Os  modelos pedagógicos são conjuntos de referências nas quais se aplica o trabalho do educador e a relação pedagógica; não são guias, receituários nem manuais. Acima de toda a base teórica  está o educador-pessoa e os estudantes, pessoas, como sujeitos da relação educativa. As reações dos estudantes por um lado, o espírito crítico e as convicções do educador, por outro lado, permitem avaliar e corrigir constantemente o processo. O diálogo com as famílias, a opinião  dos colegas, o próprio poder de reflexão dos educadores são fatores essenciais, qualquer que seja o modelo pedagógico ou estilo de trabalho seguidos. (…) Os conhecimentos, a experiência e a maturidade de cada educador, aliados a um profundo desejo de contribuir para o progresso  dos estudantes, são os requisitos que irão assegurar o êxito do modelo pedagógico que ele escolher em cada etapa da sua vida pessoal e profissional . (ATAÍDE, 1986, p. 26). ATAÍDE, M. J. Pedagogia de Situação. Colecção Métodos Pedagógicos, Cadernos do Curso Pós-Básico, Lisboa: Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, n. 4. 1986).
O autor Rafael Florez Ochoa afirma que...Tales modelos son categorías descriptivas -explicativas, auxiliares para la estructuración teórica de la pedagogía, -pero que sólo adquieren sentido contextualizados históricamente.
Segundo o educador e autor de diversos livros Jose Carlos Líbano  ...o processo educativo se viabiliza, portanto, como prática social precisamente por ser dirigido pedagogicamente. Em outras palavras, é o caráter pedagógico que introduz o elemento diferencial nos processos educativos que se manifestam em situações históricas e sociais concretas. Precisamente pelo fato de a prática educativa se desenvolver no seio de relações entre grupos e classes sociais é que é ressaltada a mediação pedagógica para determinar finalidades sociopolíticas e formas de intervenção organizativa e metodológica do ato educativo. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
Sendo assim, o modelo pedagógico  se refere  fundamentalmente, às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo(conteúdos, competências e habilidades, metodologias, didáticas, projetos, estrutura curricular, avaliação, interação professor x estudante...)
O modelo educativo traduz o engajamento da instituição escolar, suas prioridades, seus princípios. Ele define o sentido de suas ações e fixa as orientações e os meios para colocá-las em prática. O modelo educativo da escola, de caráter mais estratégico e orientador, requer a elaboração de outros instrumentos em níveis de concretização mais específicos e operacionais com a tarefa de organizar o funcionamento da escola. Alguns documentos ao meu ver, de caráter operacional são os meios do modelo educativo: o Regimento escolar, o Plano Integrado anual e o cronograma/relatório anual.
Penso que há muito, ainda, para refletir, mas por enquanto partilho essas considerações. Jamirstj

1 comentario:

  1. Gracias Jamir. Soy Teresita. Un aporte muy completo que nos ayuda a hacer camino de convergencia en la definición de estos modelos. Un abrazo

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